insta_guilhermejosy_zona norte etc

Rio 450 anos – ZN na História – Barros Filho

insta_guilhermejosy_zona norte etc

Foto: Reprodução Instagram @guilhermejosy

O nosso tour histórico dos 450 anos, chega hoje ao bairro de Barros Filho!

1- Origem do nome do bairro: Homenagem ao filho e herdeiro de Antônio Costa Barros, proprietário das terras da Fazenda Boa Esperança.

2- Toda a região pertencia à Freguesia de Irajá, e era ocupada por grandes fazendas, como a Botafogo e a do Engenho Boa Esperança, no século XVIII.

3- A família Costa Barros era proprietária de grandes latifúndios na região.

4- Com a construção da linha ferroviária auxiliar, entre 1892 e 1898, nela foi instalada, em 1908, a estação Barros Filho.

5- O bairro é atravessado pela Avenida Brasil e abrange o Distrito Industrial da Fazenda Botafogo e diversas comunidades.

6- Conta com o CIEP Rubens Gomes, a Escola Municipal Sindicalista Chico Mendes, a Escola Municipal Juracy Silveira, o Centro de Educação Infantil Fonteducart e o Colégio Cantinho do Saber.

7- Localiza-se uma unidade do SESI, onde possui ótima estrutura, tais como: piscina olímpica, academia e atividades voltadas para o lazer e

saúde dos moradores do bairro.

8- Em 1958, a Armcostaco inaugurou, no bairro, uma fábrica de produtos de aço para saneamento, construção viária e mineração, e uma indústria de produtos químicos e Panamericana.

9- Muitos nem sabem o motivo de uma passagem entre a Rua João Pessoa e a Rua Joana D’Arc se chamar “Beco do Chiqueiro”. Na verdade a passagem era um largo onde existia uma criação de porcos, herança do tempo em que toda a região era uma grande fazenda.

10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto No 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto No 5280, de 23 de agosto de 1985.

Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere

Quer saber mais sobre a história do RJ? TEM PROMO ROLANDO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK, clica AQUI pra saber como ganhar um exemplar do livro Rio Bairros, onde você poderá conhecer sobre todos os bairros e as bandeiras exclusivas criadas pelo Professor Robson Letiere.

Posted in ZN na História and tagged , , , , , , , , , , , .

Comments on Facebook