Frango assado na brasa _Foto Rosilene Miliotti

Dica ZN – Festival Comida de Favela

croquete point do macarr_o

O croquete de carneiro do Point do Macarrão | Foto: Divulgação

Hoje começa o Festival Comida de Favela! Até 17/10, a primeira edição do evento gastronômico realizado na Maré, irá ocupar 16 estabelecimentos com diversas opções de cardápio.

Churrasco misto, empadinha de frango, batata recheada, carne assada com batatas coradas e galinha ao molho pardo, são alguns dos pratos da tradicional e diversificada gastronomia da Maré. Não faltam também opções que podem surpreender o público, como paella, croquete de cordeiro com molho de maçã, salmão ao molho de camarão e lulas com alcaparras, entre outros.

paella - Foto Diego Alves ECOM

A paella também é um dos pratos concorrentes | Foto: Divulgação

E ainda serão servidos pratos pouco conhecidos do público, como a cachupa, cozido típico da cozinha angolana à base de feijão, milho e carne de porco, um hot gourmet japonês ou a releitura local para o feijão mexicano. Marcados pela diversidade, os restaurantes e bares da Maré reúnem diferentes tradições culinárias, já que o bairro, onde moram mais de 130 mil pessoas, é formado por muitos imigrantes – sobretudo nordestinos, nortistas e africanos.

A média de preço dos pratos é de 15 reais e o objetivo dos organizadores é que não apenas os moradores da Maré como pessoas de outras partes da cidade experimentem os sabores locais. Nos finais de semana, diversas atrações culturais, com artistas e grupos locais, serão apresentadas em diversos pontos da Maré. Nestes dias, monitores estarão à espera dos visitantes em diferentes pontos de entrada da favela, para prestar o auxílio necessário para a locomoção.

Todos os 16 estabelecimentos inscritos concorrem a premiações em duas categorias: comida de bar e comida de rua. Os três pratos ou petiscos mais bem votados em cada uma, receberão prêmios que variam entre 500 e 3 mil reais. O público também pode (e deve) votar em seus pratos preferidos – os clientes serão convidados a dar a sua nota logo após a refeição, no próprio estabelecimento. A cerimônia de premiação acontece em alto estilo, com show do Dudu Nobre e Banda no dia 17 de outubro, na praça do Parque União, a partir das 20 horas.

Independente de premiação, todos os estabelecimentos ganharão um azulejo exclusivo, que sinaliza a sua participação no festival. Os vencedores receberão azulejos que indicam o prêmio conquistado. Todos os participantes receberam, no período pré festival, consultoria profissional oferecida pela Redes da Maré, englobando itens como normas de organização e conservação de alimentos, apresentação dos pratos e atendimento ao público.

Promovido pela Redes da Maré, organização não governamental que atua na Maré, e com patrocínio do Rumos Itaú Cultural, o Comida de Favela faz parte de uma série de iniciativas que visam a valorização do território e o desenvolvimento local.

Partiu?

Serviço: Festival Comida de Favela
De 17 de setembro a 17 de outubro
Preço sugerido para os pratos: até 15 reais por pessoa
Monitores: Em frente às passarelas 6 (Vila do João), 8 (Baixa do Sapateiro) e 10 (Parque União) sábados e domingos, das 12 às 16 horas

Posted in Agenda Cultural, Dica ZN, Prato Feito and tagged , , , , , , , .

Comments on Facebook