#eunãotiromeucaop iky castilho zona norte etc

#EUNÃOTIROMEUCAP

O Zona Norte Etc tem como principal objetivo registrar o estilo e a moda que circula por essa região da cidade. Pregamos a democracia no vestuário, o entendimento da individualidade de estilo e a aceitação da personalidade de cada um.

Quando começamos o blog, a ideia foi mostrar essa diversidade da nossa cidade, com um olhar especial para uma região que é extremamente rica em cultura e atitude. E é por entender que a moda é uma forma de expressão, comunicação e pertencimento que deve ser respeitada, que apoiamos o movimento #EUNÃOTIROMEUCAP.

Simples, democrático, chique ou despojado, item de uniforme, símbolo de atitude e estilo. Mais do que apenas um acessório para proteger o rosto dos raios solares, o boné tornou-se ícone de diversas tribos. Rappers, skatistas, atletas, homens e mulheres de todas as idades incorporaram o boné ao seu vestuário.

O movimento surgiu como forma de repúdio à lei estadual 6.717/2014, aprovada em 18 de março, que “proíbe o ingresso ou permanência de pessoas utilizando qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público”. A fiscalização ficará a cargo dos seguranças e vigias de cada estabelecimento, e o descumprimento da lei acarretará multa de R$ 500,00.

A lei foi criada pela deputada estadual Lucinha (PSDB), sob o argumento de que os assaltos são realizados, na maioria das vezes, por pessoas que estão usando boné, gorro ou capacete. Mas é justo colocar como vilã uma peça do vestuário? A mobilização pretende alertar que  hoje o vilão é o cap, amanhã poderá ser o cabelo, a calça larga, a bolsa.

Hoje, dia 18/05, expira o prazo para os estabelecimentos se adaptarem. E para reforçar a postura contra a proibição, um coletivo formado por ativistas e articuladores da Zona Norte do Rio se reúne no Parque Madureira para um “bonezaço”, a partir das 16h, com apresentação de Djs, rappers, MCs e performandes de poetas, skatistas e grafiteiros. O objetivo é fazer do ato uma grande celebração consciente na expectativa que o bom senso prevaleça e a lei seja revogada.

Vista seu cap e participe!

Na foto, o rapper Iky Castilho e seu cap, apoiando o movimento. Tire sua foto com a hashtag #EUNÃOTIROMEUCAP e ajude a fortalecer esta causa!

#eunãotiromeucaop iky castilho zona norte etc

Foto: Fabiano Albergaria

Posted in Estilo ZN and tagged , , , , , , , , .

Comments on Facebook