portela_zonanorteetc_madureira

Rio 450 anos – ZN na História – Madureira

portela_zonanorteetc_madureira

A águia da Portela, um dos símbolos do bairro | Foto: Fabiano Albergaria

Nosso passeio histórico chega ao bairro de Madureira, um dos mais tradicionais da ZN e que carrega um importante peso cultural da região.

1- Origem do nome do bairro: Vem de Lourenço Madureira que, no século XIX, era lavrador e criador de gado em terras da antiga Fazenda do Campinho.

2- Suas terras pertenciam à freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, criada em 1647.

3- Em 1617, a área do atual bairro fazia parte da Fazenda do Campinho, e lá existia o Forte de Nossa Senhora da Glória do Campinho, construído em 1822 e desativado em 1831.

4- Destacava-se, no Vale do Rio das Pedras, o Engenho do Portela, de Miguel Gonçalves Portela, grande produtor de cana-de-açúcar, aguardente e rapadura.

5- Na virada do século XIX para o século XX, o bairro já tinha se tornado um importante eixo ferroviário com a inauguração das estações de Madureira (1890), e de Inharajá (1908), atual estação Mercadão de Madureira ou Magno.

6- Em 1958 com a inauguração do viaduto Negrão de Lima, foram interligadas as áreas do bairro separadas pelos ramais da linha férrea.

7- O bairro se consolidaria como centro comercial dos subúrbios com a construção do Mercado de Madureira (1914), que, durante boa parte do século XX, foi o maior centro de distribuição de alimentos da região. Após sofrer um incêndio, em 2000, o “Mercadão de Madureira” ressurgiu modernizado.

8- É uma referência significativa para a cultura carioca, não apenas no que se refere à música – abriga a escola de samba Império Serrano, fundada em 1947 – mas, também, ao futebol. O Madureira Atlético Clube, o “tricolor suburbano”, revelou grandes jogadores como Didi, Jair da Rosa Pinto, Evaristo, entre outros.

9- Hoje, conta com uma intensa área comercial nas Ruas Carvalho de Souza, Carolina Machado e Estrada do Portela, destacando-se shoppings como o “Tem Tudo”, Polo 1, o Shopping São Luiz e o moderno Madureira Shopping Rio.

10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto No 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto No 5280, de 23 de agosto de 1985.

Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere

Quer saber mais sobre a história do RJ? TEM PROMO ROLANDO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK, clica AQUI pra saber como ganhar um exemplar do livro Rio Bairros, onde você poderá conhecer sobre todos os bairros e as bandeiras exclusivas criadas pelo Professor Robson Letiere.

Posted in ZN na História and tagged , , , , , , , , , , , .

Comments on Facebook