instagram_lucardoso_fotografia_zona norte etc

Rio 450 anos – ZN na História – Vila Isabel

E saindo da Tijuca, nosso passeio histórico chega a Vila Isabel!

instagram_lucardoso_fotografia_zona norte etc

Foto: Reprodução Instagram @lucardoso_fotografia

1- Origem do nome do bairro: Homenagem a Princesa Isabel.

2- Todas as terras do bairro eram da Fazenda do Macaco, limitada pelo Rio Joana, pelo Caminho do Cabuçu e pela Serra do Engenho Novo.

3- Dom Pedro I as presenteou à Imperatriz D. Amélia de Beauharnais, Duquesa de Bragança, sendo frequentes os passeios do casal ao local. Com a volta de Dom Pedro a Portugal, a fazenda ficou abandonada, sendo atingida pela epidemia de cólera morbus, em meados do século XIX.

4- O Barão João Batista de Viana Drummond, reconhecendo o potencial comercial da área, procurou o Ministro do Império, solicitando permissão para estabelecer uma linha de ferro-carril ligando a Fazenda do Macaco ao Centro da Cidade.

5- Em 1872, o Barão de Drummond comprou a fazenda e montou a “Companhia Arquitetônica de Villa Izabel” para a promoção de loteamento.

6- Entre 1873 e 1875, a Companhia Ferro-Carril de Vila Isabel estendeu as linhas de bonde para Vila Isabel, inicialmente de tração animal. Em 1909, foi inaugurada a Estação de Bondes de Vila

Isabel, já com tração elétrica.

7- Dotado de um Jardim Zoológico (nele foi criado, em 1884, o “Jogo do Bicho”), o bairro contava com os Clubes Vila Isabel F. C., Confiança Atlético Clube e, mais tarde, a atual Associação Atlética Vila Isabel. Na primeira metade do século XX, foram erguidos a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, o Convento da Ajuda e a Igreja de Santo Antônio de Lisboa.

8- Já no século XX, o bairro ganhou fama de vida boêmia e foi o lar dos compositores Noel Rosa, Orestes Barbosa, João de Barro (Braguinha), Almirante e muitos outros.

9- Em 1965, nas comemorações do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, o arquiteto Orlando Magdalena teve a ideia de decorar as calçadas do Boulevard 28 de Setembro com mosaicos portugueses desenhando partituras de músicas de grandes compositores da Música Popular Brasileira, o que foi aprovado pelo então governador do Estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima.

10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto No 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto No 5280, de 23 de agosto de 1985.

Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere

Quer saber mais sobre a história do RJ? TEM PROMO ROLANDO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK, clica AQUI pra saber como ganhar um exemplar do livro Rio Bairros, onde você poderá conhecer sobre todos os bairros e as bandeiras exclusivas criadas pelo Professor Robson Letiere.

Posted in ZN na História and tagged , , , , , , , , , , .

Comments on Facebook