1- Origem do nome do bairro: O nome tem origem no Engenho Novo dos Jesuítas, construído em 1707.
2- A capela destinada a São Miguel e a Nossa Senhora da Conceição foi construída pelos jesuítas, em 1720, junto à residência-sede, onde hoje fica a Praça da Imaculada Conceição e seu Santuário.
3- Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o Engenho Novo foi posto em leilão e passou a ser propriedade do Capitão de Milícias José Paulo da Mata Duque Estrada, que mudou seu nome para “Quinta dos Duques”.
4- Um dos mais ilustres moradores do bairro era o Ministro Conselheiro Couto Ferraz, o Barão do Bom Retiro.
5- Pode-se destacar a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia, cuja paróquia foi fundada em 1933 e deu nome a um sub-bairro, o da Consolação, embora hoje em dia seja, praticamente, esquecido pela população.
6- Outro destaque é o antigo Cine Santa Alice, que funcionou até 1982, e tem seu prédio preservado pelo Patrimônio Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro.
7- Com a abertura, em 1858, da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, foi inaugurada a estação do Engenho Novo, que foi
muito importante para a ocupação do bairro.
8- No bairro localiza-se uma unidade do tradicional estabelecimento de ensino carioca: o Colégio Pedro II.
9- Localizam-se também o 81° Grupo Escoteiro Caetés, o Vitória Tênis Clube e o Centro Universitário Celso Lisboa.
10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985 e pela Lei Complementar Nº 17 de 29 de julho de 1992 que cria a R.A. do Jacarezinho.
Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere
E atenção! Quer saber mais sobre a história do RJ? NOSSA PROMO FOI PRORROGADA POR MAIS UMA SEMANA! Então se você ainda não se inscreveu para concorrer a um exemplar do livro “Rio Bairros”, do Professor Robson Letiere, clica AQUI e boa sorte!