insta_orioquenaosemostra_zona norte etc

Rio 450 anos – ZN na História – Del Castilho

Hoje falamos sobre o bairro de Del Castilho. E para quem quiser conhecer pessoalmente o professor Robson Letiere, a exposição das bandeiras e todas as informações do livro Rio Bairros estarão pelo Méier até domingo. É só passar por lá para conferir esse trabalho incrível de pesquisa!

insta_orioquenaosemostra_zona norte etc

Foto: Reprodução Instagram @orioquenaosemostra

1- Origem do nome do bairro: Homenagem ao engenheiro da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, Manoel Maria Del Castilho, amigo de Paulo de Frontim.

2- A região pertencia à freguesia de Inhaúma e era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Dom Helder Câmara, e se chamava
Venda Grande.

3- No final do século XVIII, a área fazia parte da imensa propriedade rural da fazenda do Capão do Bispo, do Primeiro Bispo do Rio de Janeiro, Dom José Joaquim Castelo Branco.

4- Com a construção da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois Linha Auxiliar, foi implantada a estação de Del Castilho.

5- A Estrada de Ferro Rio D’Ouro também tinha uma estação que se chamava Liberdade e depois foi rebatizada de Del Castilho. Existiam, portanto, duas estações ferroviárias Del Castilho.

6- Na década de 1940, no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, foram construídos grandes conjuntos habitacionais no bairro.

7- Em 1824, foi instalada a grande fábrica da Companhia Nacional de Tecidos Nova América, uma das maiores e mais tradicionais fábricas do país.

8- Esta fábrica, de capital inglês, muito contribuiu para a formação deste bairro, possuindo até hoje entre seus moradores descendentes de imigrantes ingleses e de outros países europeus, que não os portugueses.

9- Em 1991, suas instalações foram desativadas e em seu lugar foi instalado, em 1995, o Shopping Center Nova América que preservou a
arquitetura original da fábrica, estilo inglês do início do século.

10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere

E atenção! Quer saber mais sobre a história do RJ? NOSSA PROMO FOI PRORROGADA POR MAIS UMA SEMANA! Então se você ainda não se inscreveu para concorrer a um exemplar do livro “Rio Bairros”, do Professor Robson Letiere, clica AQUI e boa sorte!

Posted in ZN na História and tagged , , , , , , , , , , , , .

Comments on Facebook