BlocoLoucuraSuburbana_Carnaval2017_ZonaNorteEtc_FotoClaraSthel_11_

Bloco Loucura Suburbana e os 30 anos da luta antimanicomial

Bloco Loucura Suburbana e os 30 anos da luta antimanicomial

O bloco carnavalesco Loucura Suburbana trouxe como tema para o Carnaval 2017 os 30 anos da luta antimanicomial. Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana rompe os muros e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo clientes, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências, criando um movimento de integração com a comunidade. O bloco abre o carnaval do bairro, arrastando foliões e contribuindo para transformar o preconceito contra a loucura em admiração, respeito e desejo de integrar-se.

Esses encontros entre a loucura e a cidade geram efeitos positivos individuais e coletivos pela construção de novas redes afetivas e simbólicas. Além disso, o acesso gratuito à cultura e ao lazer responde à necessidade dos moradores dessa região que ainda conta com poucos equipamentos culturais.  O desfile anual do Bloco Loucura Suburbana pelas ruas do Engenho de Dentro acontece toda 5ª feira antes do carnaval, acompanhado da bateria: A Insandecida, formada por alunos da Oficina de Percussão e amigos.

Abaixo você confere o registro dessa grande festa afetiva pela maravilhosa lente de Clara Sthel ;)

Arrow
Arrow
Foto: Clara Sthel
ArrowArrow
Slider

Vale lembrar que o bloco Loucura Suburbana recebeu o prêmio Serpentina de Ouro, concedido pelo jornal O Globo, na categoria organização em 2016 e na categoria destaque do carnaval 2013, e ainda, por duas vezes, o Prêmio Cultura e Saúde (edições 2008 e 2010).

Fotógrafo, escritor, desenhista, poeta ou matemático. Não importa! Mande o seu material e ajude a mostrar os talentos dos nossos subúrbios e periferias: contato@zonanorteetc.com.br

Posted in ZN Colaborativa and tagged , , , , , , , , , , , , .

Comments on Facebook