Rio 450 anos – ZN na História – Olaria

O nosso passeio chega hoje ao bairro de Olaria.

insta_tatymaria_zona norte etc

Foto: Reprodução Instagram @tatymaria

1- Origem do nome do bairro: Em 1820, Francisco José Pereira Rego comprou terras entre o Caminho da Matriz e o Morro da Penha. Ali, a família Rego viria a instalar várias olarias para atender a vizinhança, aproveitando o terreno de barro vermelho. Outras fábricas de tijolos surgiram fazendo com que o local ficasse conhecido como “região das olarias”.

2- Duas famílias foram pioneiras em Olaria: a dos Rego e a dos Nunes.

3- Por volta de 1900, eram grandes proprietários na região João Gualberto Nabor do Rego (o Noca), o Barão de Monte Castelo, o Visconde de Morais, Luiz Pacheco e Custódio Nunes.

4- Noca Rego abriu várias ruas com nomes de sua família, como a Leopoldina Rego, Antonio Rego, entre outras.

5- Já Custódio Nunes conseguiu permissão da Prefeitura, para abatedouro de bois que, em sociedade com Quincas Leandro, daria origem ao Matadouro da Penha (1910), cujo campo de boiada era chamado de “Invernada de Olaria”.

6- Somente em 1917, a Estação Olaria (depois Pedro Ernesto, que acabou não vingando) foi inaugurada, na Estrada de Ferro da Leopoldina.

7- Em 1915, surgiu o Olaria Football Club – depois Olaria Atlético Clube -, cujo estádio foi concluído em 1947, na Rua Bariri.

8- O bairro abrigou diversas salas de cinema, como: Cinema Santa Helena, Cinema Rosário, Cinema Oriente, Cinema São Geraldo, entre outros.

9- Por iniciativa do Governo Vargas fora construído, em 1945, o conjunto residencial do IAPC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários) que representou um grande avanço em termos de solução de moradia.

10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985 e pela Lei N° 2.055 de 9 de dezembro de 1993, que delimita a R.A. e o Bairro do Complexo do Alemão e pela Lei N° 2.119 de 19 de janeiro de 1994 que cria o bairro da Maré.

Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere

Quer saber mais sobre a história do RJ? TEM PROMO ROLANDO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK, clica AQUI pra saber como ganhar um exemplar do livro Rio Bairros, onde você poderá conhecer sobre todos os bairros e as bandeiras exclusivas criadas pelo Professor Robson Letiere.

Posted in ZN na História and tagged , , , , , , , , .

Comments on Facebook